10+ dicas de fotografia para iniciantes

Nessa esfera imensa de blogs que é a internet, sempre leio um muito interessante, o Digital Photography School. É do mesmo autor do famoso Problogger, internacionalmente conhecidos por seu sucesso como pro blogger. Dois blogs sensacionais, mas bem diferentes.

Hoje lí um artigo bem interessante com dicas bem legais, para nós, fotógrafos amadores e vou adicionar uns cometários meus sobre cada tópico. As dicas são bem legais. Dêem uma olhada:



1ª Dica: Não fique querendo comprar logo o equipamento mais caro.

Existem exemplos como esses no Flickr de fotos ótimas com câmeras point-and-shoot. Quando você conhecer sua câmera melhor e for comprar outro será mais experiente


Comentário:
Ele está sem dúvida correto! Talvez eu já tenha dado essa dica antes. Se você aprender a fotografar com uma máquina ruim, imagine quando você tiver uma profissional?

2ª Dica: Considere comprar um Tripé.

Se você tem mãos que tremem aconselho comprar um tripé bom, mas aprenda um pouco sobre ele também.


Comentário:
Eu recomendei um tripé antes, e não mudo minha opinião é MUITO útil.

3ª Dica: Sempre ande com sua câmera.

A melhor oportunidade de foto vem quando você menos espera. Ande com uma bolsa com a câmera e o tripé, se você não está com o equipamento use a câmera do seu celular depois volte lá com sua máquina de verdade.


Comentário:
Essa dica é diretamente para mim. Imagine que eu já tomei muito na cara por preguiça de levar minha câmera. Quantas vezes não chegamos em locais diferentes e pensamos "Poxa! Isso ia ficar lindo em uma foto! Mas não trouxe minha máquina"? LEVE SUA MÁQUINA COM VOCÊ!

4ª Dica: Faça uma lista de fotos que você gostaria de tirar

Quando você está andando por aí e não pode estar com sua câmera, anote os lugares para você voltar preparado e tirar as fotos que quer.


Comentário:
essa dica é bem legal. Quantas vezes passamos por um lugar legal para uma foto e depois esquecemos? Anotar sempre.

5ª Dica: Não olhe muito as coisas mundanas para fotografar.

Você pode achar que no seu dia-a-dia não se têm muito a fotografar, mas quando a luz está diferente no seu jardim você deve prestar atenção. Olhe tudo com novos olhos.


Comentário:
As vezes o tédio do dia-a-dia deixa a nossa visão a mesma, olhe sua mesinha de cabeceira diferente. Um exemplo foi o dia que eu peguei meus post its coloridos coloquei uma em cima do outro e deu isso.

6ª Dica: Aproveite o aprendizado.

O melhor de um hobby como fotografia é sempre ter coisas a aprender. E sempre melhorar suas fotos. Aproveite e curta esse aprendizado.


Comentário:
Nós fotógrafos amadores aprendemos com tudo, eu aprendi quando escrevi esse post e você enquanto lê. É um aprendizado para vida toda.

7ª Dica: Aproveite de fontes grátis para aprender

Tanto o Flickr quanto o Digital Photography School Forum são ótimas fontes de aprendizado. Você também pode olhar em algumas livrarias livros especializados sobre fotografia.


Comentário:
é como eu falei naquela outra vez. Aproveitem o flickr, ele é muito útil. Para quem sabe ler em inglês entre nesse fórum ele é muito bom mesmo, você vai aprender bastante.

8ª Dica: Experimente as configurações de sua câmera
Sua point-and-shot pode ser mais poderosa que você pensa. Mexa nos modos, opções e configurações e vá testando.


Comentário:
Por essas e outra você deve comprar uma câmera de acordo com a sua necessidade. Se você quer explorar compre uma mais robusta, se deseja utilizar só o modo automático, gaste menos.

9ª Dica: Aprenda as regras básicas.

Leia artigos que ensinem o básico para você. Principalmente o sobre composição da foto.


Comentário:
Leia. leia muito. Recomendo o link acima se você sabe inglês. Se não acesse
foruns em português. Como o DigiForum. Lá a galera é super gente boa e tira suas dúvidas e ajuda na compra de material.

10ª Dica: Tire fotos regurlamente.

Tente tirar uma foto por dia, se não puder tente com alguma regularidade para não esquecer o que aprendeu. Por isso é legal a tarefa da semana aqui do Digital Photography Forum


Comentário:
É um aprendizado enorme tirar fotos regurlamente, você pode seguir um projeto ou ir no forum DPS no link acima e pega o tema da semana para fotografar. Depois todos os fotografos colocam as fotos em exposição para todo mundo ver as diferentes face daquele tema.

11ª Dica: Não tenha medo de experimentar

Como câmeras digitais para se ver as fotos o custo é zero, faça loucuras. Tente de tudo. Você pode conseguir algo legal e aprender muito no processo.


Comentário:
Concordo plenamente.

Bem gente espero que tenham gostado. Eu altamente recomendo que entre no Digital Photography Forum ou no DigiForum você só tem a ganhar. Até a próxima pessoal!

4 comentários:

WC disse...

obrigado pelas dicas Liz ...rsrsrs foram d grandeee ajuda gosto de tirar fotos de hobby tb... eu gosto de ilustração e as fotos que eu tiro geralmente ajudam a ilustrar (seu blog ja esta nos meus favoritos ^^)

Julio Greff disse...

Grandes dicas, Liz! Faz tempo (muito tempo) que venho me interessando por fotografia, mas até agora não sabia por onde começar, ainda mais levando em consideração as limitações da minha câmera atual. Agora com essa montanha de links e dicas acho que consigo resolver o problema e começar a fotografar "de verdade".

Até mais!

Web Design Gráfico disse...

Boa dica.
Tenho que comprar uma nova camera!


Ficou bacana o novo template!

abraço

------
Wallace
-------

samara disse...

gente eu comecei agora.. meu pai é fotografo e desistiu desse sonho!agora nasceu em mim uma vontade imensa de olhar com os olhos sobre as lentes..
qria muita ajuda.. to qrendo comprar materiais .. aprender msmo sabe..
não sei se fotografia dá dinheiro .. mas nao interessa..o que eu qro msmo é realizar um sonho meu e do meu pai!
agradeço msmo pelas dias.. muitoo bom..pra quem nao sabe nada!