Como Fotografar a si mesmo

Hoje em dias muitas pessoas demonstra mais seu lado 'eu', ou seja, adoram fazer auto-retrato. É muito comum em orkuts fotos da pessoa na frente do espelho com a máquina tentando ficar lehal.
O que poucos sabem que tirar auto-retratos é uma arte, existem fotografos que são especializados nessa área. O principal objetivo é que você tire uma foto tão legal que as pessoas perguntem quem tirou.

Não sou uma artista que tirar horrores de foto lindas, mas com o tempo aprendi a tirar auto-retratos, confesso que tenho fotos lindas e que pessoas não acredito quando digo que fui eu mesma que tirei, mas tudo bem. Vamos as dicas:

1º. Use espelhos só para ver seus melhores ângulos, você vai aprender de lado seu rosto fica mais sexy ou mais suave olhando. Abaixo uma foto minha de espelho de iniciante, foi em 2007:

Liz

2º. Ache a luz. Um dos maiores erros de quem não sabe, quanto mais limpa e branca a luz mais bonita ficará a foto. Não vá tirar num dia ensolarado, pois você ficará amarela(o). A melhor luz vem de dias nublados sem chuva, quando está nublado só 80% dos raios solares são bloqueados, ou seja, você ficará com a luz perfeita, mas sem o tom amarelado.

3º. Posicione a máquina como se fosse outra pessoa. Não pegue sempre o ângulo de cima, fica muito egoista(como se tirar ego-shots já não fosse). Crie uma nova perspectiva. Veja minha fotos abaixo. A primeira é clássica de cima a segunda é uma ângulo mais baixo. Olhe e compare. Qual das duas parece que foi outra pessoa que tirou?
My self 3/3 - Day 1Day 82 - Weather: Cold
4º. Criatividade. Faça a diferença. Como eu já falei aqui, quando a inspiração falta procure grupos que dêem idéias diárias, como o Flickr Group Roulette, que dá uma sugestão de temas todos os dias e que ajudam na conclusão no projeto 365 dias.

5º. Arranje uma base para sua máquina. Se você vai tirar a foto de longe, o melhor é um tripé. Mas quando não se tem um, cadeiras altas ajudam bastante. Abaixo uma foto minha tirada com a camera em cima de uma cadeira alta.
Year 1 - Day 5

6º. Tire fotos preto e branco. Elas dão um tom dramático. Ou se não, deixe a foto em tons pasteis, dependendo do assunto da foto dá uma sensação de relaxamento e alivio. Exemplo de tons mais pasteis e apagados abaixo.
Day 83 - Nice cup of coffee
7º. Seja divertido(a). Faça suas fotos ficarem diferentes dos resto. Exemplo abaixo:
Dork

8º. Aprenda algo sobre sua camera. Olhe ela e mexa em tudo e vá tirando fotos, os modos das cameras digitais hoje em dia tem ótimas coisas a oferecer.

9º. Use tripé. Se tiver chance de comprar um compre. Ajuda demais. Você consegue ter uma idéia melhor de como as fotos estão saindo sem contar a estabilidade. Comprei um tripé essa semana. A primeira foto que tirei ficou linda, não estou me achando, mas adorei a iluminação da foto e o enquadramento.
Day 108 - I'm blond, soo what?

10º. Defina um padrão de qualidade. Como vejo muitos auto-retratos meu padrão é bem alto, mas isso é bom por que você sabe como tirar a foto para ficar legal. Tenha na memória qual a sua melhor foto e lembre-se como você quer que um dia sua foto chegue a ficar. Abaixo a minha melhor foto, tirada por mim mesma e o que eu almejo chegar.
Year 1 - Day 21 - MeUntitled
Como quero tirar fotos um dia:

21 comentários:

Anônimo disse...

Ahh muito legal o post.. parabéns pelo blog.. vou começar a seguir..

Gosto muito de fotografia mas eu não manjo nada.. to aprendendo agora...

Abraços

Skyz disse...

Mocinha,
Parabéns pelo blog, adorei, simples, direto.
Gostei muito da dica também, apesar de não gostar muito de aparecer em fotos, mas de vez em quanto rolam uns self portrait.

Um grande abraço pra ti.

P.S.: Estou assinando seu feed. Vc tem twitter?

Blog do Niltinho 2.0

Jahpa disse...

Oi lindinhaaa !!!

parabens pelo blog !!!
e as dicas foram excelentes !!!

valeuuu

Unknown disse...

Que legal! Virei "assinante" do teu blog..
Mais uma flor pra eu cheirar todo dia.

Uma dica: pra suas fotos ficarem como aquelas que vc postou como "objetivos", regule sua máquina pra usar a menor abertura possível (algumas digitais amadoras têm regulagens para isso), o que vai fazer vc se destacar muito do fundo. E sempre com tripé, claro!

Beijos!
Leandro.

Capella disse...

Concordo com umseteuns ... e não esqueça do foco crítico nas pupilas, pois como dizem, os olhos são o espelho da alma ...

Eduardo disse...

OI!
adorei o post! muito boas as dicas... daqui pra frente so fotos maneiras...
se eu conseguir neh... pra vc fica fácil tirar auto-retratos: com uma modelo simplesmente espetacular ajuda muito...

parabens mais uma vez.. acabou de ganhar um novo fã

abração

Murilo Ebster disse...

Beleza de dicas. Valeu mesmo. Vou te linkar, pra vir sempre, certo?

Anônimo disse...

Parabéns!!
Ganhou um fã!

Liz Marion disse...

Obrigada a todos.
Voltem sempre para conferir as seleções de melhroes fotos e as dicas!

Anônimo disse...

Parabens pelo post e pelo blog!
Está muito bom!!

Passarei mais vezes!

Abraço!

Anônimo disse...

Oiiiiiiiii!!!
Adorei seu blog, suas ideias me ajudaram muito.

Vou começar agora mesmo a seguir suas dicas...

...Voltarei sempre^^^

Bjus=)
*Larissa*

Anônimo disse...

Pesquisando auto-retratos achei você. Lindas fotos. Continue tirando fotos de você pois é linda.
fotografoexecutivo@hotmail.com

Anônimo disse...

Linda, obrigada pelas dicas, me ajudaram e muito! :)
Parabéns!

Anônimo disse...

Ha, amei mesmo as dicas, me ajudou bastante :D'

Anônimo disse...

Parabéns...
Adorei as dicas!
=)

Anônimo disse...

bom, pelo menos eu vo tentar

Fain disse...

adorei as tuas dicas. vou por em prática. s me lembrar depois mostro-te :) beijinhos ;)

Stefany disse...

Adorei o post e as dicas, comprei o tripe sim e amei ^^ Confesso que nao gosto de aparecer em fotos, mas sou viciada em self-portraits, rs. Adorei akela dica onde vc fala pra tirar a foto num angulo mais baixo, evitar um pouco akele "ego-shot", hehehe. Muito legal mesmo! Já houve uma epoca em que tirei fotos P&B, pelo celular mesmo e as pessoas perguntavam: é vc na foto? OU: quem tirou a foto? Hehehe, eu gostava dakela camera vga do cel., o P&B dela era mto melhor do que o da minha câmera digital Ô.o
Enfim, obgda mesmo ;)

Unknown disse...

É SHOWWW ADOREI SUAS DICAS CONTINUE NOS AJUDANDO...BJOKAS

Raul Souza disse...

Boas dicas ^^
Mas é difícil para quem é feio...kkkkkkkkkkkk

Vou tentar achar um angulo legal para mim...

Anônimo disse...

valeu pelas dicas obg