Como aprender a fotografar melhor com o Flickr

New With Yellow Flower

Umas das coisas mais interessantes é que, nem sempre quanto mais fotos você tira, melhor você fotografa. Aprendi isso bem rápido. Com a

fotografia digital

todos pensam que você deve tirar umas 200 fotos e que pelos menos uma vai ficar legal, mas PARE, não é desse jeito.
No flickr existem alguns grupos e projetos que te dão alguma noção de

fotografia

, não tenha medo essa é uma comunidade unida e bem gentil, ou seja, tire suas dúvidas. Abaixo algumas dicas:

1. Faça parte de um projeto: O projeto mais popular do Flickr é o 365 days (365 dias), onde seu objetivo é tirar uma foto sua (auto-retrato) por dia durante um ano. No começo suas fotos não serão tão boas, mas vendo as fotos das outras pessoas e tendo criatividade você pode treinar ângulos e cores bem diferentes.

1.2. Se você não gosta de tirar foto suas, existe outro projeto One Object 365 days (Um objeto 365 dias), onde você escolhe um objeto, as vezes miniaturas ou brinquedos e tira todo dia uma foto dele em situações diferentes, muito divertido!

2.Adicione sua foto a grupos que avaliam. Alguns exemplos de grupos brasileiro que fazem avaliação das fotos que você adiciona à galeria deles são Crítica Fotografica, Positivo e Negativo , e Visão Fotografica. Eles funcionam assim, você adiciona sua foto e depois você comenta de um modo avaliativo algumas fotos anteriores a sua, não precisa falar o que não sabe, fale o que acha que teria melhorado a foto. E depois os outros também farão isso com a sua foto, você aprederá muito com isso.

3. Olhe o Explore.

Fotografia

é apredizado por exemplo, ou seja, confira as melhores fotos do flickr e descubra como seus fotografos a tiraram, que ângulo utilizaram. Que câmera utilizaram. E favorite as fotos deles, assim você sempre terá essa referência.

4.Socialize com fotógrafos que já usam o flickr a mais tempo. Se você não sabe ler, nem escrever em inglês, entre, faça seus contatos e veja foto nos grupo Fotografos Brasileiro, se sinta livre para adiciona-los como amigos e olhar seus albuns, além de ganhar mais experiência você achará ótimas fotos (ou não) para adicionar. Ah! Tem também mais os grupos Brasileiros no Flickr e Digiforum.

5. O mais importante. Divirta-se nesse comunidade! Você está nela para aparecer e ver, participe e tire suas fotos e implemente esse vicioso ciclo da fotografia!

2 comentários:

sampson moreira disse...

Liz, bacana seu post, boas dicas, acho que vou fazer o lance das 365 fotos de um mesmo objeto. =D

Muito bacana seu blog e suas fotos no flickr, parabéns.

Grande abraço

Anônimo disse...

obrigado pelas dicas...
Gostaria de saber mais sobre o flickr(grupos,menbros mais originais ect...)
por favor responda para o meu mail
arturcmp@gmail.com
mais uma vez obrigado